segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Futebolando #2

Na sequência do post anterior e para fechar o tema por esta semana, cá vai o rescaldo do arranque do campeonato, ainda com um jogo por realizar.

Embora não seja surpreendente, o empate do Sporting não deixa de ser um resulatdo anormal. Sobretudo na 2ª parte o Sporting conseguiu ir para cima do Nacional e a vitória não andou tão longe assim. Os rapazes bem precisam da motivação. Vamos ver durante a semana com a Fiorentina.

Não vi o jogo do Porto, mas afirmo desde já que perder pontos como aconteceu nesta jornada, não vai acontecer muitas vezes e os adversários e candidatos ao título não podem desbaratar muitas ocasiões destas.

O jogo do Benfica. Claro que os adeptos estavam entusiasmados e havia razões para isso, mas a realidade é sempre imprevisível. Acho que o principal problema é que no campeonato português as equipas e treinadores assumem papéis muito estáticos ano após ano, e talvez por isso a nossa liga não seja motivo de excitação no que ao espetáculo de futebol diz respeito. São os crónicos candidatos ao título, os que lutam pelos lugares europeus e os que lutam pela manutenção. Uma equipa como o Marítimo (e outras virão), não se quer trasncender, assumir uma postura ousada e tentar controlar o jogo. Assume o papel de equipa inferior, deixa o Benfica assumir o papel de equipa superior e o jogo decorre de acordo com esses pressupostos. Claro que quis agarrar a vitória, já que pouco fez para tentar marcar. O Benfica sentia a pressão da boa pré-época e da galvanização dos adeptos - há que marcar a qualquer custo. E Jorge Jesus alinhou no que podia ter sido uma estratégia suicidária. Houve mais querer do que poder.
Se a bola tivesse entrado...Se. Mas não entrou. Jogo fraco de Cardozo. Árbitro bem enganado por Saviola.

Na próxima jornada se tudo correr bem, o Porto irá ganhar e o Sporting e Benfica vão sentir novas dificuldades. A ver vamos.

Sem comentários: