quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Futebolando #1

Bem, cá está, quando se pensava que seria só erudição e cultura, no melhor pano cai a nódoa. A bola vai começar a rolar no próximo fim-de-semana. Esse maravilhoso paliativo para a vida mundana. Quem nunca acordou de manhã, sem verdadeiramente acordar, e pensou "Oh Senhor dai-me um motivo para eu me levantar desta cama..." e de repente no cérebro surge a revelação "Hoje joga o Benfica com não sei quem". E pronto, é o melhor que se arranja para aquele dia.

Bom, primeiro, abrir o jogo. Sou do Benfica. O que é isso? Quando está a dar um jogo, e está a jogar o Benfica, eu sou pelo Benfica. Pertenço a um grupo, uma família, uma comunidade temporariamente. Não sou sócio, raramente vou ao estádio e não perco o sono, nem a boa disposição quando o Benfica perde ou empata. Por isso já estão a ver que este não é um forúm para fundamentalismos.

Já houve a pré-época, já foram as contratações, já se fizeram até alguns jogos a sério.

Os três grandes: O Sporting. Não vi muitos jogos do Sporting, mas vi o suficiente para achar que só com um grande golpe (tipo eliminação da Fiorentina) é que aquilo lá vai. Falta ar renovado. Por vezes a estabilidade é uma vantagem, mas neste caso penso que é uma desvantagem. Poucas contratações. Mesmo treinador, mesmos jogadores um ano ou dois mais velhos, mesmo presidente (eu sei que não é, mas pelo efeito que trouxe - a continuidade - é como se fosse). Parte em 3º lugar.

O Porto. Bem o Porto é sempre o Porto, ou seja tem um modelo de gestão muito consolidado, em que toda a gente está mais ou menos enquadrada (técnicos, jogadores, etc.) à partida. Faz sempre muitas contratações, embora se fale sempre mais das do Benfica (imagino que seja o clube com mais jogadores sob contrato, já agora, interessante artigo no i sobre este assunto - a influência do Porto em pelo menos dois clubes da actual Liga Sagres). Perdeu peças importantes, sobretudo Lucho, na minha opinião. Parte com poucos indiscutíveis para o início do campeonato. Acho que vai demorar um pouquinho a afinar, assim como aconteceu o ano passado, e é nesse período que o Benfica pode ganhar vantagem. Parte em 1º lugar, porque é campeão há 4 anos consecutivos.

O Benfica. Bem sei que todos os anos se cria expectativa, tipo este ano é que é, olhos de adepto são sempre pouco objectivos. Mas parece-me que este ano não há desculpas. O investimento nas duas últimas épocas sem um retorno desportivo e consecutivamente financeiro é insustentável. Muitas contratações, como é costume. Mas há material de base, há banco e há soluções de rotatividade. Se Jorge Jesus conseguir passar o sabor da pré-época (que não se pode dizer que não tenha sido positiva) e prolongar a motivação entre os jogadores, temos campeonato. Mas as dificuldades virão, e será a forma como a equipa souber reagir a essas adversidades que ditará o sucesso no final da época. Parte em 2º lugar.

Já sei que falar de futebol é meio caminho andado para a discórdia, mas aqui discute-se a bola sadiamente. Que role a bola.

1 comentário:

Rasputin Zanzibar disse...

discórdia! discórdia! discórdia!
que a bola rola mas não enrola!