terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Maçonaria

As pessoas andam com a boca cheia de maçonaria, passo a expressão. Mas afinal o que é, o que foi, o que pretende ser? Alguém tem uma ideia? Parece-me que não.
Toda a discussão que tem estado em curso na esfera pública deveria fazer arrepiar os cabelos de alguém que se considera um legítimo herdeiro da tradição maçónica. Se não faz, isso já diz muito do que é a maçonaria, hoje, e em Portugal.
Li algures que a maçonaria tem (tinha?) como objectivo “a construção do edifício humano” e isso é um programa muito específico no contexto de uma tradição iniciática. Não é para mais nada, supostamente. Já dizia o outro que não se podem servir dois amos. Portanto, se calhar, aquilo que se deveria perguntar, é: o que pretendia ser originalmente a maçonaria, em que contexto cultural surgiu e na continuidade de quê, como evoluiu e no que se tornou. Por aí talvez se percebesse alguma coisa.
Se Portugal foi realmente governado por um número significativo de membros da maçonaria, desde o 25 de Abril, acho que isso não é muito abonatório para a sua causa.

Desculpem lá teve que ser, andava-me a fazer comichão. Nem é para aumentar o número de pageviews.

Sem comentários: