sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Publicidade Grátis (Coisas para Ouvir) #5

Para os sedentos de novidades, aqueles cujo i-pod é um carrossel sempre em busca da frescura mais fresca, aqui ficam mais umas dicas da colheita de 2009.
Comecemos pelo menos bom. Paul Banks, o vocalista dos Interpol lançou um álbum a solo onde se chama Julian Plenti. A crítica divide-se, uns acham bom outros acham mau. Totalmente mau nunca poderia ser, existe uma espécie de qualidade mínima garantida, dada pelo selo Interpol. A ouvir e tirar conclusões.
Deslocando o epicentro de Brooklyn para Inglaterra chegam-nos duas novidades. O disco (ainda se pode dizer disco?) Broken dos Soulsavers, é uma coisa feita com muito bom gosto e oscila entre temas a roçar a genialidade e outros a lamechice. Criadores mais ou menos anónimos convidam uma panóplia de colaboradores para dar cara e voz destacando-se entre as restantes, a voz cava de Mark Lanegan (em quantos projectos colabora este senhor?).

E finalmente os The xx, sangue novo em mais um exercício de reciclagem musical em que o bolo resultante é muito mais que a soma dos ingredientes. Estruturas e dinâmicas simples, mas uma simplicidade que é difícil de conseguir, feita mais de depuramento do que é supérfluo. Brilhante.



Sem comentários: